- Ano: 2015
-
Fotografias:zs-studio, Baoxin Yang
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Jardim de Bambu está localizado no típico interior próximo de uma cidade. É um projeto de rejuvenescimento que implanta novas funções de uma área de atividades em família em uma fazenda leiteira de uma empresa local de laticínios. As famílias podem experimentar o processo de produção de leite saudável e se aproximar da natureza.
Os propósitos e estratégias de desenho são a arquitetura, a terra, as pessoas, o material natural, a construção artesanal e os valores simples.
O jardim de Bambu não é para plantar bambu, mas é considerado uma área para experimentar com diferentes tipos de estrutura de bambu. Entre as vantagens do bambu estão seu rápido crescimento, é bastante resistente e fácil de processar; por isso foi escolhido como material natural mais importante. Tratamos de encontrar novos métodos para explorar a construção com decisões contemporâneas baseadas em métodos tradicionais das técnicas com bambu. Também espera-se desenvolver a estrutura de bambu como uma tipologia arquitetônica importante na vida do campo, na agricultura e na arquitetura paisagística para satisfazer as necessidades das pessoas e da natureza.
A área de atividades entre pais e filhos está localizada no exterior e próxima da área de estar dos agricultores. O terreno se estende em formato alongado com 133 metros e uma largura que varia entre 18 e 32 metros. Os edifícios existentes são alguns bangalôs com estrutura de tijolo e concreto. Para o desenho espacial, adotamos duas estratégias: "reter, renovar" e "acrescentar, implantar" para manter o funcionamento normal e o morar enquanto se rejuvenesce esta área através da implantação de atividades entre pais e filhos.
Ao "manter, renovar", mantivemos o dormitório dos funcionários mas transformamos quatro apartamentos de residência em sala de vendas, sala de jantar e banheiros para os visitantes. Também reformamos o espaço da guarita levando em conta as quatro árvores existentes.
Ao "acrescentar, implantar", o jardim de bambu está previsto entre quatro seções: entrada, área de educação científica, experiências interativas e área de ócio. Para isso, foram acrescentadas várias arquiteturas, implantando elementos culturais relevantes nas quatro áreas. Em correspondência com a arquitetura de cada área, há uma entrada em forma de leque, uma estrutura em forma de guarda chuva de bambu, uma praça de música e a parede de bambu.
Neste projeto, toda a arquitetura possui um sistema estrutural de bambu e os materiais principais são todos naturais. Através da experimentação de articulações em diferentes materiais, a arquitetura adquiriu sua riqueza e sua diferença.